quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Isto não é um blog de culinária

Mas deixo-vos a receita dos "croquetes da avó", um pedido tão querido na caixa de comentários que não podia deixar de satisfazer. Não me responsabilizo pela vossa saúde, posso afirmar que em 40 anos, muito poucas (dá para contar pelos dedos) foram as refeições que desfrutei, feitas pela minha mãe. Já macaquito conseguiu o impossível, fez com que a avó passasse a porta da cozinha sem ser para comer, podem não acreditar mas isso é um feito incrível.

Ingredientes:

200 gr de carne (pode-se aproveitar sobras de uma refeição, porco, galinha, coelho, etc)

3 colheres de sopa de azeite
1 ou 2 dentes de alho grandes
1 folha de louro,
1 cebola muito bem picada,
60 gr de maizena
mais ou menos 2 dl de água
2 ovos
um pouco de tomate pelado
sal q.b,
pimenta q.b, ou um pouco de noz moscada,
farinha de mandioca, para substituir o pão ralado


Preparação:
Refoga-se o azeite, alho, cebola e louro, até a cebola alourar, junta-se o tomate e deixa-se refogar um pouco mais. De seguida junta-se a maizena desfeita na água e mexe-se sempre em lume brando até se descolar do fundo do tacho. Entretanto, junta-se a carne salteada, o sal e a pimenta (ou noz moscada) e mexe-se 2 ou 3 minutos. Retira-se do lume e tritura-se um pouco caso seja necessário, junta-se 1 ovo e mexe-se muito bem. Não vai mais ao lume, deixa-se arrefecer, moldam-se os croquetes, passam-se pelo outro ovo batido e de seguida na farinha de mandioca. Fritam-se em óleo ou azeite bem quente e levam-se para longe de macaquito ou correm o sério risco de não os chegarem a provar.

2 comentários:

  1. Ai que alegria quando vi este este post!! (não tanto pela receita mas pelas queridas palavras que a acompanham!)

    Obrigadaaaa!

    Penso que estou a salvo de Macaquito os afinfar 😂😂, mas só porque nos separam uns bons km - caso contrário até lhe faria uma dose deles de boa vontade! ❤

    Um beijinho muito grande,
    Isabel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É a nossa forma de agradecer por nos aturarem aqui ;)
      Um beijinho

      Eliminar

Dá cá bananinhas!